Dra. Ivana Cassol

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, causada pelo Treponema pallidium, também podendo ocorrer sua transmissão por transfusão sanguínea ou da mãe para o filho (sífilis congênita).

Quais são os sintomas da sífilis?

Muitas pessoas podem ser assintomáticas ou ter sintomas que passam despercebidos. Na fase inicial, podem ser formadas úlceras (“tipo aftas”), geralmente única, em genital ou na boca, sem dor, que não coça, nem arde. Podem aparecer manchas no corpo, principalmente em mãos e pés, e linfonodos aumentados (“ínguas”). Elas desaparecem sozinhas após algumas semanas, mesmo sem tratamento, deixando a doença ainda ativa, o que engana o quadro. Muitos confundem como se fosse alergia…

Na sequência, podem aparecer outros sintomas, como febre, mal estar, dor no corpo, perda de cabelo, dores nas articulações (“juntas”).

Várias partes do corpo podem inflamar, como nos olhos (uveíte), rim (nefrites), estômago, fígado, cérebro (meningite).

Como posso pegar?

Em relações sexuais sem preservativo, incluindo sexo oral, em contato direto com as úlceras, transfusão de sangue, acidentes com materiais pérfuro cortantes, transmissão vertical (da gestante para o feto).

Como saber se tenho sífilis?

Por meio de testes de sangue e teste rápido. Solicitamos VDRL e confirmação com teste treponêmico, o FTAABS (que confirma o contato direto com a bactéria, este seguirá sempre positivo após o tratamento e cura).

O VDRL é importante para controle de cura pela sua titulação, número que acompanhamos se irá reduzir nos próximos exames de sangue.

Qual o tratamento?

Penicilina Benzatina (Benzetacil), dose sempre de dois frascos por vez, uma em cada nádega. Na maioria dos casos, uma vez por semana, por três semanas consecutivas.

Quando sintomas neurológicos, o tratamento é feito, na maioria dos casos, com outra penicilina, endovenosa (na veia).

Sífilis tem cura?

A sífilis tem cura após o tratamento, por isso a necessidade fazer o tratamento completo e acompanhamento após.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *